Alto Araguaia tem 11 casos de dengue confirmados em 107 dias de 2018

Imagem ilustrativa

Por Marcos Cardial | ASSECOM/AIA

Alto Araguaia tem 11 casos de dengue confirmados em 107 dias de 2018

Mesmo com o intenso período chuvoso que atingiu a região nos primeiros meses de 2017, o município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) registrou apenas 11 casos de dengue nos primeiros 107 dias do ano. Os dados foram divulgados pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental do município em boletim emitido no dia 17 de abril e são referentes ao período de janeiro a 17 de abril. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém um trabalho de visitas às residências por meio de ações realizadas pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), além de palestras nas escolas visando conscientizar os moradores e eliminar potenciais locais de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.

O relatório teve como base informações do Portal do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e traz os casos registrados e sob investigação em cada unidade de saúde. Na unidade do PSF Gair de Barros, no Bairro Gabiroba, e no PSF Celso Siqueira França, um caso em cada unidade está sob investigação em cada unidade. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vanessa Welter Rodrigues, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, dois casos são investigados pela equipe. Na UBS Celso Siqueira França, no centro da cidade, um caso foi confirmado.

O maior número de registros ocorreu no PSF Manoel Marques de Souza, no Bairro da Cohab. Entre janeiro e 17 de abril foram nove casos, todos confirmados. A Secretaria de Saúde segue atuando para combater a doença no município.

Para reforçar o trabalho de conscientização junto a comunidade, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) iniciou um ciclo de palestras nas escolas da rede municipal de ensino. A prioridade da ação é o público infantil, uma vez que as crianças são identificadas como multiplicadores espontâneos das informações apresentadas pelas profissionais.

REDUÇÃO – O trabalho dos agentes de saúde e das equipes que coordenam as ações está fazendo a diferença no controle da doença. Com ações efetivas da prefeitura desde início de 2017, o número de casos de dengue registrou queda considerável no município. Nos primeiros meses do ano passado foram 20 notificações contra 172 casos em 2016, queda de 88,38%.

CUIDADOS QUE COMEÇAM EM CASA - Para não deixar que o mosquito prolifere, a iniciativa parte dos moradores. Cuidados e manutenção com as caixas d’água, com as vasilhas de água dos animais, bandeja de bebedouros e da geladeira, devem ser diários. Outras ações como desvirar os pneus, colocar terra nos pratinhos das plantas e limpar os terrenos baldios também ajudam a não deixar água parada e resíduos dos ovos deixados pelo Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença.

De acordo com o relatório, o município possui um caso de febre chikungunya registrado junto o PSF Gair de Barros, no Bairro Gabiroba. O Zika vírus não possui caso confirmado.